Tema da REDAÇÃO do Enem 2014: Publicidade Infantil


O tema da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) desse ano (2014), deixou muita gente de mãos atadas e enfurecidas. Principalmente àquelas que procuraram se preparar com cursinhos.
Apesar dos rumores e indagações dos candidatos que realizaram a prova, por muitos não ter ideia do tratado assunto, em outras ocasiões foram feitas até mesmo uma discussão à respeito com um "profissional" do assunto. Mas, infelizmente, essa informação não alcançou a todos.
O tema "Publicidade Infantil" trata-se do debate sobre a regulação da publicidade dirigida a crianças. Diante da ascensão da influência da mídia sobre crianças e adolescentes e da constituição da infância como um mercado mundialmente rentável, a preocupação com o tema da publicidade infantil é cada vez mais intenso em diversas partes do mundo. Muitos especialistas consideram que as crianças ainda estão em desenvolvimento biofísico e psíquico, o que faz com que não tenham, por completo, as habilidades necessárias para compreender a linguagem da publicidade e se proteger de seus estímulos.
Segundo Inês Vitorino, coordenadora do Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Adolescência e Mídia (GRIM) da Universidade Federal do Ceará (UFC), diversos autores alertam para o fato de que, em nossa sociedade, crianças e adolescentes se tornaram alvo de uma “produção corporativa da infância”, pautada por interesses comerciais, que os enxergam como consumidores. "O vínculo entre programas para crianças [...] e a comercialização da infância se desenvolveu de forma tão estreita que se tornou praticamente o padrão das programações infantis, criando situações de permissividade, como o uso indiscriminado de merchandising, oferecendo maior dificuldade para identificar os limites dos conteúdos comerciais e não-comerciais".
Acesse para mais informações: Andi.org, Defesa.Alana

Nenhum comentário:

Postar um comentário